quarta-feira, 4 de abril de 2012

What happens in Bilbao stays in Bilbao 1#

Ou então secalhar não, porque estou aqui a contar-vos tudo. Portanto sim fui a Bilbao. Fica no país basco, que fica em Espanha, e fica assim para os lados do norte perto da costa. Portanto quem me conhece pessoalmente sabe que deixo sempre tudo para o fim como qualquer português que seja português. Portanto no dia anterior à minha partida estava a fazer as malas e a ouvir a minha mãe no sermão "ai e se não gostares da familia de acolhimento fala com a professora sim ? Se eles forem estranhos e não te tratarem bem diz ok. E ah nada de te meteres lá com o rapaz de quem vais ficar em casa nem com nenhuns dos espanhóis. Não quero que voltes grávida. E cuidado com as malas no aeroporto. Ah e nada de cigarros e alcool e nada de erva está bem ?" Sim mãe. Deixem-me explicar, alguns dias antes tinhamos recebido uma lista de quem ia ficar em casa de quem lá em Bilbao e eu ia ficar em casa de uma rapaz, por mim tanto me faz desde que ficasse perto da escola, mas pronto eu sou filha única e well dads will always dads não é... Portanto o daddy ligou para a agradecer a hospitalidade e tal e para saber qual era a idade do rapaz. Eu achava que ele tinha 14 tinha 4. Quatro e chamava-se John tipo como quem quer dar um toque American a um chico Espanhol. Depois tinha uma menina chamada Maria com 6. E eu parti-me a rir
Mas agora a sério se estiverem a pensar em fazer intercâmbio sozinhos ou mesmo com amigos, tenham a certeza absoluta que vão ficar com alguém da vossa idade e certifiquem-se que existe uma língua na qual conseguem comunicar. Porque isso comigo não funcionou e cheguei a pensar que foi tudo um plano para eu ser babysitter, tipo Granny Aupair ou algo do género. E as escolas especialmente quando é muita gente são desorganizadas com isso.
Voltando à história das malas... " Pai posso levar o ipad?"
"Não"
"Ok" e pus o Ipad na mala. "Olha pus o Ipad na mala"
"Ok"
Pronto dia seguinte eu como qualquer pessoa estava a entrar em modo Indiana Jones (tantanrantaaan) toda aventureira e pronta para viajar sozinha. E lá vou eu para o Aeroporto de Lisboa. Mas antes de entrar no avião é necessário fazer o check in. And God knows it aint easy... Primeiro era encontrar as outras duas chicas e a professora, depois a fila gigante ( sou a única pessoa a achar que toda a gente vai viajar no mesmo dia que eu?) e depois obviamente a burocracia. Portanto uma das raparigas a Cat toca violoncelo (também conhecido por violino gigante) e tentem levar um instrumento frágil e dá-lo a pessoas que atiram com as vossas malas e eventualmente as perdem... esquece, nunca na vida o cello chegava lá com vida. Portanto compramos dois bilhetes para o cello, mas aparentemente com a altura e a massa (medidas das quais a companhia já tinha conhecimento) era só preciso um lugar e só nos queriam dar um lugar (compramos dois...) e não nos queriam dar o dinheiro. Isto para mim chama-se roubo, mas para eles é um aparente "mal-entendido". Pronto já nos tinham causado uma chatice mas não com a TAP é sempre a abrir, tiveram que reclamar com o meu guarda-chuva ou "paraguas". É assim na minha coreografia (sim aquilo era um concurso de músicos e a minha categoria era Musical ou seja canto dança e teatro tudo numa perfomance fechada durante 15minutos, ou seja para mim literalmente os jogos olímpicos) eu no grand finale abria um guarda chuva. E aparentemente a querida companhia não me deixou levar  comigo o guarda chuva  devido à sua letal ponta de metal e a minha aparência de terrorista de 14 anos... Depois disso não houve grandes chatices (também pudera) ah espera o nosso avião tinha três filas uma de um lugar e outra de dois lugares. Resumindo toda a turbulência que apanhamos estavamos a senti-la à força toda, apesar de esta parte ter sido a melhor do voo. Porque ao contrário dos outros passageiros eu e Kat partimo-nos a rir como duas potheads nesta parte do voo.  Meia hora depois aterramos e a minha primeira reação foi "Waaait...onde está a cidade ?" é porque ao caminho do aeroporto era só montanhas e campo e uma casinha aqui e acolá.



see what I mean...

 O que metia mais ou menos medo porque eu estava à espera de Bilbao a cidade moderna e futurista e naquele momento era só campo. Enfim o aeroporto de lá é pequenino e eles só hablam castelhano, catalan ou Euskadi (basco). Mas a maioria é só castelhano. Portanto o "pai" da minha famelga foi me buscar e só hablava castelhano, nada de inglês portanto eu que nunca tive uma aula de espanhol na vida tive que improvisar,a modos que resulta mais ou menos. Para people que quiser ir a Espanha hablem português com o sotaque deles e repitam "valle" no fim de cada frase que vocês safam-se.

Pronto eu sei que o post é longo mas era só para dizer que estas cenas do intercâmbio também tem um lado mau, para próximo post é melhor I promise. To be continued...

Já agora nos próximos episódios



El Getxo a parte das praias da cidade, gentilmente cedida pela Kat (who is awesome)

Sem comentários:

Enviar um comentário

cusquices